Mudança nos meios de comunicação

Os modos de comunicação empresarial antes não tinham o caráter que têm hoje. A comunicação empresarial nem sempre era eficaz, ela além de ter um vocabulário mais empresarial, também era muito quadrada, sem perspectivas de utilização de outros meios.

Com o advento da internet o modo como recebemos uma mensagem mudou. Antes por exemplo, era mais fácil saber quem tinha passado aquela informação e se ela era confiável ou não. Hoje, quando recebemos um e-mail com alguma mensagem, mesmo que assinada, não sabemos quem é o real autor, isso além de não termos sempre a certeza de que aquela informação é real ou não. Assim, a verificação das fontes hoje tem que ser feita com muito mais prudência, já que não sabemos o que é real ou não.

A comunicação mudou em todos os âmbitos. Jornais são um meio que perderam a sua característica de informar fatos novos diariamente, eles ficaram ultrapassados, até porque nos seus sites eles se atualizam sempre que ocorre um fato novo, tornando seu suporte físico ultrapassado.

Esse meio de comunicação gira em torno da necessidade do usuário. Ele clica a hora que quer, aonde quer para ver o que quer, não o que querem que ele veja.

Assim, aquela comunicação empresarial quadrada também mudou. Para poder se comunicar com todos os públicos, a linguagem tem que mais informal, onde os leigos também entendam o que a empresa está divulgando, ou o problema pelo qual ela pode estar passando. Com isso, a falta de linguagem adequada pode vir até afetar a imagem da empresa.

            Além de escrita, a revolução digital trouxe um caráter mais imagético, em que se grava mais o que acontece. As multimídias favorecem a comunicação empresarial, já que não precisa ficar apenas lendo, pode-se assistir a um vídeo daquela instituição e saber o que ela quer e o que ela faz. A interatividade também é um grande diferencial.

            Com todas essas ferramentas, a comunicação empresarial mudou. Um CEO hoje pode atender seu público sem ter intermediários. Ele pode ter um contato mais direto com o público-alvo, além de também poder entrar em contato direto com seus funcionários. Ele pode ter um blog contando o que acontece na empresa, responder diretamente às dúvidas e perguntas de seu público, além de poder postar fotos ou enviar vídeos.

            Assim, de todas as formas a comunicação mudou. Quem iria imaginar um grande empresário se comunicando diretamente com seu público? Ou se “relacionando” com seus funcionários?

 

Carolina de Toledo Piza Maciel

About these ads

2 Respostas

  1. Exatamente: a revolução digital aproximou as pessoas umas das outras sem que se toquem…essa comunicação é, cada vez mais, dirigida, dependendo das demandas do próprio usuário da internet. Texto explicativo. Faltou apenas o uso da linguagem hipertextual adequada (cadê as fotos e os hiperlinks????).

    inté, André

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: